17 de outubro de 2012

“Ambiente Saudável É Ambiente Sem Homofobia”: sustentabilidade e sexualidade



Alunos participarão de aulas teóricas e oficinas de capacitação


Aline Macedo - O programa Ambiente em Ação, da Superintendência de Educação Ambiental, deu início nesta terça-feira, 16, ao curso “Ambiente Saudável É Sem Homofobia”, realizado na sede da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), no Centro do Rio. Em seu discurso de abertura, o secretário do Ambiente Carlos Minc ressaltou o paralelo entre a necessidade de se respeitar tanto a biodiversidade quanto a diversidade humana.
Durante o curso, os alunos participarão de aulas teóricas sobre gestão ambiental, mercado e sustentabilidade, corpo, gênero e sexualidade. Serão realizadas oficinas de capacitação para a customização de roupas e acessórios e reaproveitamento e reciclagem de resíduos sólidos, visando à geração de trabalho e renda.

A superintendente de Educação Ambiental, Lara Moutinho, comparou o racismo, a intolerância religiosa e o preconceito a patógenos, ressaltando que estes podem estar na nossa corrente sanguínea sem que consigamos percebê-los. Segundo Lara, é preciso que o homem se conscientize sobre as próprias atitudes preconceituosas para encontrar uma nova maneira de se relacionar com a diversidade.

O curso conta com alunos com as mais diferentes histórias de vida e que buscam um novo aprendizado. Para o aluno Jairo Silva dos Santos, professor de biologia, a expectativa é sair do curso mais preparado para lidar com questões ligadas à sexualidade em sua própria sala de aula.

– Eu já me deparei com situações nas quais eu tinha alunos homossexuais, e não tive uma ação favorável, então estou aqui para buscar um embasamento para saber lidar com essas situações –, disse.

Já Regina Bordallo, conselheira estadual de direitos humanos, pretende levar o aprendizado adquirido para os projetos Mães Solidárias, voltados a mães que perderam seus filhos. Para o superintendente de direitos individuais, difusos e coletivos Claudio Nascimento, é fundamental que seja trabalhada a questão do desenvolvimento humano com a questão da preservação da natureza.

– Pensar a questão do ambiente dissociado do ser humano é uma bobagem, porque o ser humano também é natureza –, declarou.

O curso compreenderá um total de 48 horas/aula e acontecerá até o dia 6 de dezembro. Durante a aula inaugural estiveram presentes o secretário de estado do Ambiente, Carlos Minc, a superintendente de Educação Ambiental, Lara Moutinho e Claudio Nascimento,superintendente de Direitos Individuais, Difusos e Coletivos.

Nenhum comentário: